top of page
  • Foto do escritorGrupo Maxi

SISTEMAS CONFORME NR-12


Visão geral sobre equipamentos de segurança para Sistemas conforme NR-12:

De acordo com a norma NBR13930 item 4.2 todos os acessos possíveis que levam a uma área de risco na máquina, devem ser protegidos por grades, dispositivos mecânicos, aparelhos eletrônicos. Exemplo: Grade, cortina de luz, portões etc.

EPC - Equipamento de proteção coletiva para Sistemas conforme NR-12:

Tipos de equipamentos de proteção para Sistemas conforme NR-12:

Relés de simultaneidadeRelés de parada de emergênciaRelés auxiliares de segurançaComandos bi manualCortina de LuzSensor de gradeGrades de proteçãoDispositivos mecânicosCalços de segurançaChaves de segurançaBotão de emergência

Equipamento de proteção individual (EPI) para Sistemas conforme NR-12:

Exemplo: Calçado, óculos, protetor auricular, capacete etc.

NR06: 6.3. A empresa é obrigada a fornecer aos empregados gratuitamente, EPI adequado ao risco, em perfeito estado de conservação e funcionamento, nas seguintes circunstâncias:

a) sempre que as medidas de ordem geral não ofereçam completa proteção contra os riscos de acidentes do trabalho ou de doenças profissionais e do trabalho;b) enquanto as medidas de proteção coletiva estiverem sendo implantadas; e,c) para atender a situações de emergência.

Instalações e dispositivos elétricos para Sistemas conforme NR-12:

Os quadros de energia das máquinas e equipamentos devem atender aos seguintes requisitos mínimos de segurança:

a) possuir porta de acesso, mantida permanentemente fechada;b) possuir sinalização quanto ao perigo de choque elétrico e restrição de acesso por pessoas não autorizadas;c) ser mantidos em bom estado de conservação, limpos e livres de objetos e ferramentas;d) possuir proteção e identificação dos circuitos.e) atender ao grau de proteção adequado em função do ambiente de uso.

As instalações elétricas das máquinas e Sistemas conforme NR-12 que utilizem energia elétrica fornecida por fonte externa devem possuir dispositivo protetor contra sobre corrente, dimensionado conforme a demanda de consumo do circuito.

As máquinas e Sistemas conforme NR-12 devem possuir dispositivo protetor contra sobre tensão quando a elevação da tensão puder ocasionar risco de acidentes.

Saiba mais sobre Sistemas Conforme NR-12

Ligue para (11) 5058-5858 ou entre em contato por email.

82 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page