top of page
  • Foto do escritorGrupo Maxi

PAINÉIS TTA


Painéis TTA WEG, Rittal

A partir de julho de 2015, a Divisão de Painéis Elétricos do Grupo Maxi foi credenciada pelas empresas WEG e Rittal, para Montagem de Painéis TTA.

A montagem de Painéis TTA obedece a um rigoroso padrão normativo constante da norma ABNT NBR IEC 60439-1 -“Conjuntos de manobra e controle de baixa tensão” – ou “conjuntos com ensaio de tipo totalmente testados”, que rege os ensaios de Painéis TTA. O padrão de qualidade do Grupo Maxi nos permitiu receber os certificados para montagem de Painéis TTA. Aqui no Brasil, apenas algumas empresas estão devidamente capacitadas a fabricar Painéis TTA e a Maxi é uma delas.

O custo de Painéis TTA é um pouco mais elevado que o de painéis convencionais, então porque utilizar Painéis TTA? A NR-10 que regulamenta a segurança em instalações e serviços em eletricidade, estabelece os requisitos e condições mínimas de segurança, obrigando à implementação de medidas de controle e de sistemas preventivos, de forma a garantir a segurança e saúde dos trabalhadores, que, direta ou indiretamente, interajam em instalações elétricas e serviços de eletricidade.

Esta norma exige as ações preventivas para garantir a segurança e saúde dos colaboradores das companhias que interagem com esses equipamentos

A NBRIEC 60439-1 define que os seguintes ensaios de tipo deverão ser realizados nos Painéis TTA.

1) Analise de temperatura2) Analise das impedâncias.3) Analise da corrente suportável de Icc4) Analise de eficácia do circuito de proteção5) Analise das distâncias de isolação.6) Analise de funcionamento mecânico7) Analise de grau de proteção

Quem garante um conjunto de Painéis TTA?

Quando um projeto de Painéis TTA um conjunto de ensaios previamente realizados em fabrica é enviado, de forma a garantir que todos os testes exigidos em norma foram realmente realizados e ficaram dentro dos limites propostos em norma.

De qualquer forma, também são realizados testes convencionais de fabrica, para garantir de forma ainda mais segura que todas as exigências foram adotadas.

Estabelecem-se pela norma NBRIEC 60439-1 os seguintes ensaios de rotina para Painéis TTA:

a) Inspeção dos Painéis TTA, teste a quente, inspeção dos componentes, testes mecânicos.b) Analise geral dos condutores e conectores.c) Analise mecânica geral, portas, tampas laterais e traseiras, pintura e fechos.

A lei Federal número 8078/90 – “Código de defesa do consumidor” estabelece as obrigações, deveres sanções a que estarão sujeitos às empresas que não aplicam os conceitos de seguranças em seus produtos e instalação.

Saiba mais sobre Painéis TTA

Ligue para (11) 5058-5858 ou entre em contato por email.

126 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page